O que é um pouch sling
O sling é um porta-bebés de tecido, muito prático e fácil de usar, sendo próprio para bebés desde o primeiro dia até cerca dos dois anos de idade (ou aproximadamente 13kg).
Composto por uma leve e resistente faixa de pano sem qualquer tipo de estrutura rígida, o sling adapta-se simultaneamente ao corpo da mãe e do bebé, tornando-se muito confortável para ambos.
Tipos de slings
"Sling" é uma palavra inglesa sem um equivalente preciso no vocabulário português, referindo-se genericamente a faixas de suporte. "Baby Sling" designa não um modelo específico, mas uma família de porta-bebés. Na prática, qualquer peça de tecido usada para suportar o peso do bebé no nosso corpo é chamada de baby sling.
Dos vários tipos de porta-bebés de pano podemos destacar os três mais comuns: o pano, o sling de argolas e o pouch sling (pouch = bolsa).
O pano
O pano é uma tira de 4m a 5m de tecido que segura o bebé de encontro ao corpo de quem o transporta através de várias voltas e nós. Requer um tempo de aprendizagem maior que o pouch sling mas é uma questão de hábito. Tem também a desvantagem de ocupar mais espaço quando não se está a usar. Como tem muito tecido a dar voltas ao corpo, é mais quente no verão do que o pouch sling, podendo por isso causar algum desconforto. É no entanto um porta-bebés confortável e que pode ser usado por pessoas de compleição diferente entre si.
O sling de argolas
O sling de argolas é uma longa tira de tecido com duas argolas fixas numa das extremidades. Por estas argolas passa a outra ponta, de maneira a prender o tecido do sling, permitindo regular o seu tamanho. Se por um lado o sling de argolas tem a vantagem de ser ajustável (dá para ser usado por pessoas de estaturas diferentes, tal como o pano), por outro lado é de mais difícil utilização, pois é necessário ajustar o comprimento do sling com frequência enquanto se está a usar. Em geral, é também mais volumoso do que o pouch sling, factor de alguma importância para quando se quer dobrar e guardar o sling numa mala de mão, por exemplo.
O pouch sling
Este é um porta-bebés de estrutura simples: uma tira de pano com as extremidades unidas numa costura, que se coloca a tira-colo de maneira a formar uma bolsa, para o interior da qual se desliza o bebé.
Neste tipo de sling o tamanho não é ajustável, pelo que não pode ser usado por pessoas de compleições muito diferentes. No entanto, tem a grande vantagem de ser o tipo de sling de mais fácil utilização: é só pôr a tira-colo e colocar o bebé lá dentro. Mais simples não é possível.
O pouch sling é também o porta-bebés de aspecto mais simples e elegante. É pela sua simplicidade que, para além da sua função de transportar o bebé, o pouch sling pode ainda ser considerado como parte integrante do vestuário, da mesma forma que uma écharpe ou um cachecol. Tem por isso a capacidade (que um carrinho de bebé nunca terá!) para - de acordo com a preferência de quem o usa - sublinhar e dar vida a uma toillete alegre e assertiva, ou então assumir um papel mais discreto, deixando brilhar outras peças de roupa.
A nossa escolha
Como já deve ter percebido, somos fãs do pouch sling. Não só porque os produzimos e vendemos (o que em geral é uma boa razão!), mas especialmente porque pudemos experimentar e comprovar nós próprios as vantagens que o pouch sling oferece em relação às outras formas de transportar o bebé. Foi, por assim dizer, uma epifania.
É por esta razão aliás que o começámos a fazer. O pouch sling é uma peça que alia forma a função de um modo tão supremamente feliz que deve fazer suspirar o melhor designer. Quando percebemos que era tão pouco conhecida e estava tão insuficientemente disponível em Portugal, decidimos não perder a oportunidade de tomar uma posição.
Assim, recomendamos o pouch sling por estarmos firmemente convictos de que é a forma simultaneamente mais carinhosa, prática e elegante de transportar um bebé. Em particular (claro!), recomendamos os nossos slings Baci Baby! não só pela sua beleza e robustez, mas também por terem tamanhos especialmente estudados para o seu conforto.